FAC Digital RS - Edital nº 01/2020

Secretaria da Cultura do RS

Universidade Feevale Techpark

O BERTOLDO CULTURAL é responsável pela produção técnica dos três projetos aprovados e financiados pela FAC Digital RS - Edital nº 01/2020, fruto da parceria entre a Secretaria da Cultura do RS com a Feevale Techpark.

A Secretária da Cultura, Beatriz Araujo, lembra que “a possibilidade de criação é extensa, o que permite explorar métodos de produção, circulação e fruição de atividades culturais em ambiente virtual. Por isso, é um desafio para a Secretaria da Cultura, enquanto gestora do edital, mas, especialmente, um desafio para os trabalhadores da cultura, que foram atendidos de forma isonômica. Tanto os trabalhadores formais quanto os informais concorreram da mesma forma neste edital”.

O Diretor de Fomento da Sedac, Rafael Balle, observa que “o edital demonstra seu caráter emergencial para o fomento à cultura em tempos de pandemia, viabilizando, em pouco mais de 30 dias após seu lançamento, a contratação de 1.940 projetos culturais, gerando milhares de oportunidade de trabalho para os agentes culturais e conteúdos culturais digitais para a população do RS”.

Com um total de 3.239 inscritos, foram selecionados 1.940 projetos: 141 de Artes Visuais; 81 de Artesanato; 242 de Audiovisual; 323 da Categoria Transversal; 64 de Circo; 49 de Cultura Viva; 81 de Culturas Populares; 143 de Dança; 20 de Diversidade Linguística; 100 de Livro, Leitura e Literatura; 46 de Memória e Patrimônio; 26 de Museus; 455 de Música; e 169 de Teatro.

A Comissão de Admissibilidade e Seleção (CAS) é composta pelos professores Cristiano Max Pereira Pinheiro e Vanessa Valiati, e pelo coordenador do Feevale Techpark, Gustavo Piardi. Compõem a comissão julgadora do edital 12 pessoas, sendo quatro indicadas pela Sedac, quatro pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e outras quatro pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), entidade vinculada à Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

#bertoldocultural #bertoldoalive #bertoldokids #facdigitalrs #feevale #feevaletechpark #culturaessencial

FINANCIAMENTO
LOGO - SECRETARIA DA CULTURA RS.png
LOGO_-_PRÓ-CULTURA_RS_(Lei_de_Incentivo
LOGO - UNIVERSIDADE FEEVALE.png

NARRATIVAS SOBRE ISOLAMENTO SOCIAL

Construção e Transmissão de Histórias para Conectar Pessoas Virtualmente

Bertoldo Cultural - Giovana De Figueired

Giovana De Figueiredo

atriz, diretora, roteirista

Conjugar técnicas e conceitos de Storytelling com exercícios práticos para elaborar e executar criativamente apresentações individuais, criando conexão virtual e interpessoal através de relatos de comunicação com ênfase no tema "Isolamento Social".

 

4 encontros online com duração de 60 minutos cada encontro, contemplando 8 participantes.

 GRATUITO ! 

☑ promover escrita, fala, escuta e reflexão

☑ controle de emoções

☑ ideação e defesa de ponto de vista
☑ práticas de consciência corporal

☑ comunicação não-verbal

☑ articulação

☑ análise de vícios da insegurança

☑ construir relatos: tipos, tons e emoções

☑ análise de relatos criativos

Formação: Inovação em Storytelling: do Branded Content à Transmídia - ESPM (SP) ★ Inovação e Design Thinking - ESPM (SP) ★ Método de Atuação Sanford Meisner - Tomás Rezende (SP) ★ Iniciou sua carreira através de sucessivos cursos e montagens teatrais, performances, comerciais de TV, peças publicitárias de rádio, dublagens e 2 anos de ancoragem em programa educativo de TV (Canal Futura Globosat). Ao longo desse tempo, vem aprimorando-se com oficinas e cursos multidisciplinares.

OFICINA TERAPÊUTICA

Arteterapia para Adultos Maduros

Bertoldo Cultural - Jociane Stracke

Jociane Stracke

psicóloga e arteterapeuta

Focada no público acima de 65 anos, esta atividade oferece um encontro virtual através de uma vídeo-chamada com duração de 45 minutos onde serão praticadas técnicas e dinâmicas para aliviar a ansiedade, estimular hábitos saudáveis e proporcionar o bem-estar.

 GRATUITO ! 

☀ criar um espaço de convivência virtual

☀ gerar vínculo através de uma conversa
☀ descarregar tensões

☀ apreciar a leitura e a música

☀ envolver a recreação e a distração

☀ desenvolver a relação interpessoal

☀ melhorar a comunicação e a interação

☀ estimular a atenção e a memória

☀ incentivar alongamento físico

Formação: Graduada em Psicologia na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Campus Cachoeira do Sul / RS ★ Pós-Graduação em Saúde do Idoso e Gerontologia - AVM Faculdades Integradas/wPós ★ Pós-Graduação em Arteterapia - Grupo Educacional FAVENI ★ Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental - Unyleya ★ Formação como Radialista/Locutora: Apresentadora, Animadora, Anunciadora e Noticiarista de Rádio e TV pelo Senac - Cachoeira do Sul / RS

 iTube 

 Criação de Conteúdo Virtual Feito por Crianças 

 GRATUITO ! 

Jeffie Lopes

ator, professor e designer gráfico

Com uma orientação cuidadosa na criação de conteúdo virtual feito por crianças, Jeffie Lopes proporciona o conhecimento das ferramentas digitais disponíveis evitando a "adultização" e contando com a supervisão e colaboração de seus responsáveis.

🙉 NÃO É CURSO PARA YOUTUBER !

este curso possibilita diversas formas de criação e interação através de ferramentas digitais, virtuais ou não; a exposição da imagem pessoal é uma escolha, não uma obrigatoriedade

 

8 encontros virtuais com duração de 1h30 cada encontro, contemplando 9 participantes na faixa etária de 09 a 11 anos aproximadamente

💥 fundamentos básicos de comunicação virtual

💥 criação de personagem (opcional)

💥 estrutura de roteiro

💥 iluminação e cenário (figurino opcional)
💥 ferramentas básicas para criação de conteúdo virtual

💥 técnicas fundamentais de criação, edição, publicação e divulgação do conteúdo criado através das ferramentas digitais

Formação: professor de Teatro para Crianças desde 2002, Jeffie Lopes faz uso de uma metodologia que, acima de tudo, respeita a individualidade e a liberdade de expressão de cada criança. Sua formação é composta por inúmeros cursos livres e, principalmente, por sua experiência comprovada nestes 18 anos como professor.